Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Elaphoglossum amplissimum (Fée) Christ EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-05-2012

Criterio: B2ab(i,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre em Mata Atlântica da Serra do Mar, nos municípios de Iguape e Ubatuba, no Estado de São Paulo, Itatiaia e Parati, no Rio de Janeiro, em regiões montanas e costeiras. Apresenta AOO estimada em 20 km². Está sujeita a apenas duas situações de ameaça, considerando os dois Estados de ocorrência, e a pertubação e perda do hábitat causadas pelas atividades antrópicas na região.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Elaphoglossum scolopendrifolium (Raddi) J.Sm.;

Família: Dryopteridaceae

Sinônimos:

  • > Elaphoglossum amplissimum ;
  • > Acrostichum amplissimum ;
  • > Acrostichum scolopendrifolium ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie é encontrada nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Windisch; Kieling-Rubio, 2012).

Ecologia

A espécie ocorre em floresta atlântica da Serra do Mar, nos municípios de Iguape, Ubatuba (SP), Itatiaia e Parati (RJ) (CNCFlora, 2011), regiões montanas e costeiras do Sudeste brasileiro.

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes O Estado de São Paulo originalmente possuía aproximadamente 81,8% (20.450.000 ha) de seu território. Hoje, a Mata Atlântica do Estado representa cerca de 18% da remanescente no Brasil, em sua maioria ao longo do litoral e encostas da Serra do Mar. Os remanescentes representam cerca de 8,3% da área do Estado e 83,6% da vegetação nativa (Costa, 1997).

7.4 Wildfire
Incidência local
Severidade low
Detalhes O Parque Nacional do Itatiaia apresenta ao longo de sua história episódios de incêndios extensos e duradouros, como o ocorrido em 1963 que atingiu cerca de 10.000 ha, permanecendo ativo por mais de 40 dias. Aximoff e Rodrigues (2011), com base nos incêndios ocorridos em 2001 (600 ha), 2004 (600 ha) e 2007 (800 ha), sugerem padrão de ocorrência trienal para os grandes incêndios mesmo que em áreas não sobrepostas (dados dos limites do incêndio de 2004 não foram encontrados). De maneira a reforçar esta hipótese, em 2010 o PNI teve mais de 1.100 ha de campos de altitude queimados em um único incêndio (Aximoff, 2011).

1.4 Infrastructure development
Incidência local
Severidade high
Detalhes As pressões antrópicas são a principal ameaça ao litoral sul de São Paulo. Um longo histórico de conflitos sociais por terras marca essa região por abrigar populações tradicionais de existência secular. Dentre essas populações incluem as comunidades de caiçaras e caboclos que conseguem seu sustento por meio da agricultura de subsistência, pesca e extração de recursos naturais como o palmito e caixeta. Alem dessas ocupações várias famílias de migrantes são encontradas em quase toda a extensão de seus limites, os quais se sustentam mais intensamente da prática agrícola e extrativismo (SMA/SP, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN) segundo a Lista vermelha daflora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- COSTA, J. P. O. Avaliação da reserva da biosfera da Mata Atântica. CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, v. 6, p. 48, 1997.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E.; MELO, L. C. N. Dryopteriaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- AXIMOFF, I.; RODRIGUES, R. C. Histórico dos incêndios florestais no Parque Nacional do Itatiaia. Ciência Florestal, v. 21, n. 1, p. 83-92, 2011.

- AXIMOFF, I. O que perdemos com a passagem do fogo pelos campos de altitude do estado do Rio de Janeiro?. Biodiversidade Brasileira, v. 2, p. 180-200, 2011.

- SMA/SP. Programa de recuperação socioambiental da serra do mar e do sistema de mosaicos da mata atlântica - Estratégia ambiental e social do programa, p.108, 2009.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- WINDISCH, P. G.; KIELING-RÚBIO, M. A. Elaphoglossum in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB091002>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Elaphoglossum amplissimum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Elaphoglossum amplissimum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/05/2012 - 18:57:17